Provedor de Internet wireless

Provedor de Internet wireless

sábado, 10 de outubro de 2009

Cidadania Digital - INFOCENTRO

Inclusão Sociodigital

Hoje, na Internet há milhões de pessoas conectadas trocando informações, produzindo conhecimento, interagindo. O Programa Cidadania Digital é a sua porta para essa realidade. Agora, você poderá pesquisar sobre os assuntos de seu interesse no maior banco de informações do mundo, poderá aprender a utilizar o computador e softwares específicos.

O livre acesso à informação é um direito de todo cidadão. Os esforços do Governo, através da SECTI, em parceria com Organizações não governamentais (ONGs), empresas e profissionais tornam o Cidadania Digital possível.

Você sabe o que é incluir digitalmente?

* Possibilitar a apropriação da tecnologia e o desenvolvimento das pessoas nos mais diferentes aspectos;

* Estimular a geração de emprego e renda;

* Promover a melhoria da qualidade de vida das famílias;

* Proporcionar maior liberdade social;

* Incentivar a construção e manutenção de uma sociedade ativa, culta e empreendedora.

Cidadania Digital

O Programa de Inclusão Sociodigital do Estado da Bahia visa garantir à população baiana o acesso às tecnologias da informação e da comunicação, através dos recursos tecnológicos das redes de computadores. É um projeto da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia que objetiva, através do amplo e generalizado uso e apropriação das tecnologias, possibilitar o desenvolvimento humano e social nas mais distintas áreas.

Centros Digitais de Cidadania

Os Centros Digitais de Cidadania (CDC) são de acesso público à informática, ou seja, locais de livre acesso onde você pode utilizar os computadores para fazer trabalhos, conhecer diversos softwares, navegar e pesquisar na internet. No Centro Digital de Cidadania você encontra informação, conhecimento, qualificação profissional e cultura através da tecnologia digital.

Os Centros Digitais de Cidadania estão sendo instalados em diversos municípios e regiões do Estado. Seu objetivo é possibilitar ao cidadão, especialmente o de baixa renda, o livre acesso às tecnologias de informação e comunicação. E em função dessa iniciativa, muitos usuários terão a oportunidade de usufruir os inúmeros benefícios ligados ao uso dos recursos digitais, melhorando sua condição de vida.

Os Centros Digitais de Cidadania são salas equipadas com microcomputadores, com uma série de softwares livres instalados, conectados à Internet banda larga. Esses computadores podem ser utilizados pelos usuários para acessar as páginas web, o correio eletrônico, produzir trabalhos e documentos, desenvolver estudos e pesquisas, bem como para capacitar-se, através dos cursos e oficinas oferecidos, no uso de programas de informática e da Internet.


Estrutura Fisica

Toda a infra-estrutura foi pensada para que o aproveitamento do ambiente e das máquinas seja o melhor possível, tanto para a equipe de manutenção quanto para o usuário.

Equipamentos do Centro Digital de Cidadania:

* 1 servidor
* 10 estações
* 1 impressora laser
* 1 no-break
* 1 estabilizador
* 1 switch
* 1 roteador ou modem velox
* 1 rack

Sistemas

O funcionamento dos computadores é em forma de Sistema de Terminais com inicialização remota.

Nesse sistema, máquinas simplificadas - sem disco rígido, disquete ou CD Rom, chamadas estações "diskless" - conectadas em rede, realizam o computador, ou seja, inicializam os programas e carregam os aplicativos através do HD de outra máquina mais potente, chamada Servidor .

A implantação de um Servidor de Terminais, é feito através de um servidor GNU/Linux, que é a máquina responsável por prover o sistema operacional e os aplicativos para as estações de trabalho.

Redução dos custos

Como os serviços de administração, suporte e instalação de aplicativos se encontram centralizados no servidor e são compartilhados imediatamente por todas as máquinas, o sistema de terminais reduz custos na área de Tecnologia da Informação.

Pela centralização dos dados, o processo de backup é simplificado. Além disso, o sistema fica protegido contra eventuais problemas com pirataria, já que as máquinas clientes não possuem driver e o monitoramento é constante. Isso evita que o usuário, acidentalmente ou não, elimine arquivos importantes do sistema ou instale programas não licenciados em sua máquina. Tudo isso reduz consideravelmente os gastos com a manutenção.

A redução de gastos com hardware também é uma vantagem importante, as máquinas têm uma composição mais simples, dispensando a aquisição de disco rígido. Pela estrutura simplificada, as estações apresentam também menos problemas operacionais.

Berimbau Livre

O nome foi escolhido para homenagear a cultura da Bahia. Assim como o instrumento musical formado por uma adaptação de materiais como arco de madeira, arame e cabaça, o Berimbau Livre também é uma adequação de recursos. A alternativa digital não transmite som, mas seus frutos são responsáveis por garantir que você acesse gratuitamente às Tecnologias da Comunicação e Informação (TICs), como a Internet.

Por exemplo, o sistema Berimbau Linux dos Centros Digitais de Cidadania possibilita que o Programa Cidadania Digital desenvolva, administre e mantenha o funcionamento dos CDCs de forma independente para que você e toda a população baiana possam estar incluídos digitalmente. E o melhor: utilizando soluções tecnológicas de baixo custo, maior segurança e durabilidade.

SECTI

À Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia cabem ações que promovam o desenvolvimento científico e tecnológico nas áreas social, econômica, ambiental e institucional. Criada em dezembro de 2003, a SECTI vem coordenando projetos de incentivo à pesquisa científica, à inclusão digital, à qualificação de profissionais, ao desenvolvimento sustentável e ao aumento da qualidade de vida.

Visite o site da SECTI para obter maiores informações.

Um comentário:

  1. oi meunome e igor e eu gosto muito do infocentro e eu quero deixar mmeu comentario por que tem pessoaa legais e so isso que eu quero dizer

    ResponderExcluir